Notícias e Eventos

Neurofisiologia clínica, onco hematologia e genética são as principais áreas de atuação do NITES

Por Nicole Rangel

Em entrevista exclusiva ao Departamento de Medicina e Saúde da PUC-Rio, o professor Daniel de Souza e Silva, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde, afirmou que a Neurofisiologia Clínica, a Onco Hematologia e a Genética são as principais áreas de atuação na saúde do Núcleo, que passou por reestruturação interna recentemente.


Segundo o professor, uma das propostas relacionadas à Neurofisiologia Clínica é a de ampliar a utilização dos exames da área na investigação de diferentes quadros neurológicos, antes do paciente ser encaminhado para a realização de uma ressonância magnética – um exame de alto custo e pouco disponível na maioria das cidades brasileiras. Um exemplo prático citado por Daniel: um paciente apresenta um quadro de perda visual de um dos olhos de início súbito, e a avaliação neurológica inicial levantou a hipótese diagnóstica de uma doença desmielinizante. Neste caso, a realização do exame de potenciais evocados visuais funciona como um exame de “triagem” extremamente sensível e específico que vai nortear o melhor caminho para o restante da investigação. O NITES poderia auxiliar na concretização deste projeto.

Apontada com uma área com grande potencial de crescimento, o Professor Daniel pondera que a área precisa de melhorias. “O abismo entre o SUS e as áreas particulares está aumentando, falta informação para os médicos, fisioterapeutas, pacientes(…)” Diante desse cenário, o coordenador do NITES busca envolver o Núcleo em mais ações direcionadas à saúde, já que suas principais áreas de atuação são promissoras em pesquisa.

Dentro da própria universidade Daniel aponta que existem boas perspectivas de parceria que podem ser trabalhadas, com por exemplo, com importantes laboratórios que já desenvolvem projetos na área da saúde e que podem obter importantes avanços junto com cursos e professores da Medicina.

A perspectiva do novo coordenador, que assumiu este ano (2024), é ampliar as parcerias a nível nacional e internacional através de convênios externos com diferentes instituições dentro e fora do país. Suas ideias refletem o desejo de contribuir para a pesquisa e inovação em Saúde e Tecnologia (como propõe o Núcleo), integrando as áreas à PUC-Rio de forma mais consistente, como afirmou na entrevista.